4G será instalado no Brasil mesmo sem amadurecimento do 3G, afirma Paulo Bernardo

21/03/2012 17:48

 

Após diversos adiamentos, leilão do 4G deve acontecer em junho deste ano

 


Reprodução
Sinais 4G
Mesmo sem terem alcançado ainda o retorno financeiro almejado com a internet móvel 3G, as operadoras de celular deverão investir na nova tecnologia de quarta geração, o 4G. Foi o que afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta terça-feira (20/03). O ministro também admitiu que os serviços 3Gainda não atingiram seu "amadurecimento" no país.
 
Essa falta de "amadurecimento", aliás, é uma queixa recorrente das prestadoras. As empresas têm usado a questão para lançar críticas relacionadas ao momento apropriado para o leilão das frequências de 4G na faixa de 2,5 GHz, e sobre o rigor das obrigações de cobertura do serviço nos próximos anos.
 
Bernardo declarou que há uma demanda por tecnologia de ponta por parte da população, que deve ser atendida. Embora haja avanço expressivo na expansão da cobertura dos serviços 3G, a tecnologia está, até agora, presente em aproximadamente três mil municípios (hoje são mais de 5,5 mil municípios em todo o Brasil). No entanto, o leilão das frequências 4G - previsto para o início de junho - exige a cobertura das primeiras cidades com a nova tecnologia a partir do próximo ano.
 
As redes contidas no edital, segundo o ministro, não obrigarão as operadoras a oferecer a nova tecnologia em cidades menores que já contarão com padrão tecnológico anterior (3G). Portanto, esses municípios terão os serviços de voz e conexão à internet sem fio.
 
Leilão do 4G para junho
 
Apesar da presidente Dilma Rousseff e do ministro Paulo Bernardo terem confirmado o leilão do 4G para maio, o presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que ele não deve acontecer antes de junho. Em acordo com representantes de empresas de telecomunicações, Rezende afirmou que o edital do leilão só será publicado no dia 20 de abril. A partir daí, serão mais 45 dias até o leilão, que deve acontecer no dia 4 de junho.
 
A presidente Dilma confirmou, em visita à CeBIT, na Alemanha, que o leilão das frequências do 4G seria realizado em abril, confirmando o que o ministro Paulo Bernardo disse durante a Campus Party, no começo de fevereiro. A previsão do governo federal é que as cidades que receberão jogos da Copa das Confederações no ano que vem recebam as primeiras redes 4G no país.
 
Cidades Digitais 
 
Na avaliação do ministro Paulo Bernardo, a infraestrutura a ser criada para a Copa ajudará ainda projetos como o Cidades Digitais, um programa do governo que prevê informatização de todos os equipamentos públicos e oferta de internet sem fio. Dados indicam que as conexões tiveram alta de 68% em 2011, sendo que na telefonia fixa a alta foi de 22% e na móvel de 99,8%.
 
"O Ministério das Comunicações está preparando edital para projeto-piloto das Cidades Digitais. Queremos montar algumas, ver como funciona, aperfeiçoar. A nossa expectativa é selecionar 80 localidades no Brasil para testes de funcionamento", afirmou. Ele também disse que a expectativa é que, neste ano, o número de conexões à internet seja ainda maior devido a ações para baratear smartphones e planos de telefonia, para que as pessoas possam acessar a web com mais facilidade.
 
Internet 4G
 
4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. O recurso alcança velocidades de até 100 Mbps, uma taxa mais de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps.

 

Fonte: Olhar Digital

Voltar

Pesquisar no site

Portal Tecnológico © 2012 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pedro Poderoso