Designer da Apple explica o que torna seus produtos os melhores do mercado

15/03/2012 11:18

 

Vice-presidente de design industrial da empresa afirma que o segredo é "ser curioso e otimista ao mesmo tempo"

 


 
Jonathan Ive
Jonathan Ive (Foto: Divulgação)
Criar um produto revolucionário e que permaneça no mercado é, hoje, o desafio de muitos inventores. Não basta ter técnica, mas também criatividade.
 
Uma das pessoas que conseguem aliar ambas as coisas é Jonathan Ive, indiscutivelmente um dos londrinos mais influentes do mundo. Com 45 anos, Ive nasceu em Chingford (uma pequena cidade localizada ao norte de Londres) e frequentou a mesma escola que o jogador de futebol David Beckham. Foi também no colégio que conheceu sua esposa, Heather Pegg, com quem se casou em 1987, teve filhos gêmeos e agora vive em São Francisco, EUA.
 
Vice-presidente de design industrial da Apple, Ive é um dos grandes cérebros por trás dos produtos da empresa, que vão desde o computador Mac ao iPod, iPhone e, mais recentemente, o iPad. O britânico até recebeu o título de "Sir" por serviços prestados ao design, sendo chamado agora de Sir Jonathan Ive.
 
De fato, não há como negar que a Apple é dominante em seu mercado, e a preferida dos consumidores que gostam e conhecem empresas de tecnologia. Mas o que torna o design da gigante da maçã tão diferente e conquistador em relação a outras companhias? Foi o que Ive explicou em uma entrevista para oLondon Evening Standard.
 
Ao falar sobre o processo de criação de algum ítem, Ive respondeu que "é difícil descrever o processo de design na Apple, mas ele é muito voltado à concepção e criação de protótipos".
 
O designer acredita que, quando esses dois processos (concepção e criação) são separados, o resultado final sofre. Resolver e enfrentar esses problemas requer um foco impressionante, segundo Ive. "Se o produto vai ser melhor, precisa ser novo, e se é novo, você está enfrentando problemas e desafios para os quais não tem referências. É preciso ser curioso e otimista, e as pessoas não fazem essa combinação com muita frequência".
 
Ive ainda disse o que é preciso para ser um grande designer. Para ele, é importante ser ágil, curioso e disposto a errar, além de ter um fascínio pela pergunta "e se?". Mas também afirmou que é necessário ter foco absoluto e uma aguçada percepção de contexto. Segundo ele, isso vai refletir diretamente no resultado final de algum produto, pois toda a concepção estará sujeita à opinião dos compradores.
 
"Uma das coisas que a Apple aprendeu ao longo dos últimos 20 anos é que as pessoas, mesmo tendo dificuldade em expressar por que gostam de algo, são incrivelmente exigentes como consumidoras. As pessoas sentem quais produtos tiveram um grande cuidado no design. Acho que elas sabem que aApple tem um cuidado tremendo com seus produtos finais", concluiu.

Fonte: Olhar Digital

Voltar

Pesquisar no site

Portal Tecnológico © 2012 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pedro Poderoso