Pesquisadores criam sistema que dispensa humanos na pilotagem de aviões

22/03/2012 19:03

 

Software mantém avião no ar e também consegue realizar pousos e decolagens, além de evitar acidentes em manobras

 


Reprodução
Avião
Santiago Álvarez de Toledo e José Maria Barreiro Sorrivas, ambos professores daUniversidade Politécnica de Madri, acabam de finalizar um novo sistema que permitirá que aeronaves naveguem totalmente isentas de controle humano, utilizando apenas inteligência artificial.

O sistema não só é capaz de manter os aviões estáveis no ar, mas também será capaz de realizar operações de pouso e decolagem e até de manobras aéreas para evitar que acidentes aconteçam, segundo o site da própria universidade. Ele é capaz até de desviar de objetos, como prédios ou outros obstáculos.

Basicamente, o sistema utiliza um algoritmo de aprendizagem que foi inspirado nos próprios seres humanos e na sua capacidade de aprendizado. Para se ter uma ideia, em cada aeronave, o sistema tem características diferentes, já que elas possuem modos de voo distintos.

Além disso, o sistema ainda possui uma biblioteca com diversos acidentes aéreos registrados. Assim, ele ajusta rotas e faz operações para evitar acidentes, aprendendo com os erros já cometidos anteriormente.

Reprodução

Os professores levaram mais de 10 anos no desenvolvimento do sistema. Eles, claro, foram ajudados por outros diversos pesquisadores e até estudantes.

Nos testes feitos utilizando um simulador de aeroporto, o sistema funcionou perfeitamente, mesmo quando a capacidade do espaço estava em seu limite máximo, já que o software controla diversos aviões ao mesmo tempo. Não houve acidentes e colisões, mesmo não tendo nenhum contato humano, nem de pilotos e nem de controladores de voo.

Agora, com testes realizados e resultados positivos, está na hora de levar o sistema para testes em aviões reais.

Fonte: Olhar Digital

Voltar

Pesquisar no site

Portal Tecnológico © 2012 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pedro Poderoso