Telefônica Vivo lança serviço de cloud computing em parceria com a Cisco

04/04/2012 18:28

 

Produto focado no mercado corporativo estará disponível para toda a América Latina
Cloud
Stephanie Kohn *
A Telefônica Vivo lançou nesta quarta-feira (04/04) sua oferta de serviços de infraestrutura de TI na nuvem em parceria com a Cisco e a Virtual Computing Environment (VCE). O anúncio ocorreu durante o Cisco Plus, evento da companhia que está acontecendo no Rio de Janeiro esta semana. Batizada de Vivo Cloud Plus, a oferta de serviços é o primeiro produto da Telefônica com a marca Vivo. "A companhia é Telefônica, mas a marca comercial é Vivo. A partir do dia 15 de abril os produtos serão chamados de Vivo e a empresa de Telefônica Vivo", explicou Maurício Azevedo, diretor executivo do Segmento Corporativo da Telefônica Vivo.
 
Segundo o executivo, a empresa vai oferecer processamento, backup e armazenamento de forma ágil e escalável. A solução é um produto fim a fim, ou seja, engloba rede, infraestrutura e gestão. "O modelo é 100% serviço, que pode ser pago por mês ou uso. Imagina um Lego que você tem peças que encaixam. Cada peça tem um preço. As peças podem ser processamento, armazenagem etc. Cada uma delas pode ser contratada e encaixada às outras. Grande parte das peças é um serviço mensal e zero de investimento inicial", explica o diretor. "O serviço ainda pode ser ativado em sete dias úteis e as ampliações demandam apenas três dias úteis", completa.
 
Além disso, a companhia vai oferecer serviços de segurança complementares à oferta de infraestrutura de TI. O Web Security Gateway, por exemplo, é uma estrutura em cloud que protege os clientes durante a sua navegação na web e o Managed Security Services cuida da gestão e monitoramento de ameaças à infraestrutura de segurança dos clientes.
 
O serviço será oferecido também em outros países da América Latina, onde a companhia tem cinco data centers, localizados no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Essa infraestrutura possibilita que a solução também atenda aos demais países da região em que a empresa está presente. "É importante lembrar que este é um produto 100% focado no mercado corporativo em que há cloud privada e pública. O foco inicial são médias (acima de 100 funcionários) e grandes (acima de 500) empresas", comenta.
 
De acordo com uma pesquisa da IDC Brasil, realizada com 325 executivos de TI de médias e grandes empresas no país, 98% dos entrevistados acreditam que cloud computing não se trata de apenas mais uma novidade tecnológica, mas sim de um modelo que certamente passará por um crescimento significativo e constante nos próximos anos. Outra estimativa, apresentada pelo presidente da Cisco, prevê que o mercado de cloud na América Latina gere R$ 5 milhões em 2013, sendo que o Brasil seria responsável por cerca de 50% a 60% das contratações. Por conta disso, a Telefônica Vivo acredita que um terço de todo crescimento de TI da empresa venha da computação na nuvem. "Nosso serviço de TI cresce mais de 20% o ano", finalizou o diretor.
 
* A jornalista viajou para o Rio de Janeiro a convite da Cisco.
 
Fonte: Olhar Digital
Voltar

Pesquisar no site

Portal Tecnológico © 2012 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pedro Poderoso